Título

11 erros ao preparar hambúrguer

11 erros ao preparar hambúrguer
4.4 (88.57%) 7 votos

Se você comete alguns desses 11 erros ao preparar hambúrguer, você precisa entender que eles merecem um tratamento especial!

Vamos a eles então!

01 – Você não compra a quantidade correta de carne

11 erros ao preparar hambúrguer - 01 – Você não compra a quantidade correta de carne

E ENTÃO: você faz mini-burguers e passa aquela puta vergonha!

02 – Sua grelha não está limpa e lubrificada

11 erros ao preparar hambúrguer - 02 – Sua grelha não está limpa e lubrificada

E ENTÃO: Seus hambúrgueres grudam na grelha e você se sente um estúpido

Se na hora do preparo do hambúrguer, eles grudarem na grelha, provavelmente há um monte de sujeira nela que não deveria estar ali. Para limpar, o processo básico é:

01) Deixe a grelha em temperatura média;
02) Esfregue a superfície com uma bucha de ferro;
03) Limpe tudo e passe óleo com um papel toalha.

Tenha em mente que é muito mais fácil limpar toda a gordura e sujeira da grelha enquanto ela estiver quente, e se for a primeira vez que vai usar a mesma, esquente-a e limpe-a antes de utilizá-la! Se não for o caso, limpe-a depois do uso enquanto ela estiver morna ainda.

Martha Stewart tem bons direcionamentos sobre como limpar uma churrasqueira nesse link!

03 – Você não está prestando atenção na proporção “carne X gordura”

11 erros ao preparar hambúrguer - 03 – Você não está prestando atenção na proporção “carne X gordura”

E ENTÃO: seus hambúrgueres não ficam tão deliciosos quanto deveriam e sua carne pode nem ser a de vaca mesmo.

Primeiramente, lembre-se que a partir do momento que a vaca não é mais vaca e vira carne, todo o processo que ocorre entre o abate e a chegada até a sua mão pode sofrer algum tipo de contaminação. E sejamos honestos – especialmente se já comprarmos a carne moída e embalada, ou até mesmo os hambúrgueres prontos de qualquer empresa, a chance de haver qualquer tipo de coisa nessa mistura é absurdamente grande.

Carne de segunda não fará você passar mal necessariamente. Mas quando precisamos comprar e cozinhar (e sempre nos encontramos nessa posição, especialmente quando estamos em locais que não oferecem um certo grau de confiança, como açougues em cidades que não conhecemos) é interessante cozinhar bem a carne para ter certeza que matamos qualquer bactéria ou “coisa” que ali possa viver. E isso torna nosso hambúrguer não tão delicioso assim.

Então, procure a melhor carne que seu dinheiro pode comprar ao preparar hambúrguer. E isso quer dizer ACÉM – eu particularmente prefiro a costela ok? – e lembre que a proporção exata e divina para entre carne e gordura é a de 80% para 20%, respectivamente. A gordura é importante. E se você puder, peça para o cara do açougue moer ela na hora pra você. Isso faz uma diferença imensa!

04 – Você está manuseando demais a carne

11 erros ao preparar hambúrguer - 04 – Você está manuseando demais a carne

E ENTÃO: Seu hambúrguer não fica macio.

Quanto menos você manusear a carne moída, melhor. Misturar demais faz as proteínas das carnes trabalharem, e com isso seu hambúrguer não fica tão macio. Então, para os melhores hambúrgueres que você possa fazer, não FAÇA NADA ANTES de modelar os discos. Nem tempere a carne com sal e pimenta dentro de uma bowl e fique misturando a carne.

E isso inclui em não adicionar nada além de sal e pimenta, como ovos, cebolas, ou ervas. Esse provavelmente é o primeiro erro pelo qual todos são praticamente culpados (incluindo a mim mesmo, porque meus amigos gostam de colocar coisas diferentes na carne como cebolas caramelizadas, ovos, molho barbecue e misturar tudo). Mas faça um teste quando for preparar hambúrguer.

05 – Não considerar o tamanho do pão X o tamanho do disco que está fazendo

11 erros ao preparar hambúrguer - 05 – Não considerar o tamanho do pão X o tamanho do disco que está fazendo

E ENTÃO: seus hambúrgueres são patéticos e não possuem alma

A carne do hambúrguer vai encolher um pouco depois de pronta. Então faça o disco, com pelo menos dois centímetros a mais do que o diâmetro do pão que você pretende usar. E na altura, um ou dois dedos são o suficiente. E tente fazer todos os discos iguais ao preparar hambúrguer para que cozinhem ao mesmo tempo.

06 – Você adiciona sal à carne antes de preparar hambúrguer

11 erros ao preparar hambúrguer - 06 – Você adiciona sal à carne antes de começar a modelar os hambúrgueres

E ENTÃO: seu hambúrguer não se diferencia de nenhum outro já criado

Para preparar hambúrguer, procure sempre usar o sal Kosher. Seu formato e estrutura permite que você consiga temperar a carne de maneira uniforme. Além disso, o sal Kosher não possui conservantes.

Em seguida, não salgue a carne antes de modelar os hambúrgueres e coloque apenas quando eles forem para a grelha. O sal retira a água da carne e começa a dissolver suas proteínas, fazendo-os grudarem entre si e deixa-os duros, não macios como quer você um bom hambúrguer.

Então, assim que você modelar os discos tempere um lado com uma porção generosa de sal e pimenta preta moída na hora. Coloque na grelha com o lado temperado para baixo. Um pouco antes de “dar o tombo” – o que leva em torno de uns 4 minutos – tempere o outro lado.

Na imagem acima, um disco perfeitamente temperado.

07 – Você não está modelando corretamente seu hambúrguer

11 erros ao preparar hambúrguer - 07 – Você não está modelando corretamente seu hambúrguer

E ENTÃO: seus hambúrgueres saem esféricos e nenhum outro ingrediente consegue se firmar na montagem

Hambúrgueres na grelha tendem a inflar seu centro durante o cozimento. Como se precaver: na hora de preparar hambúrguer, faça uma leve pressão no centro do seu disco, para que quando ele “infle”, ele mantenha uma forma plana. Veja a imagem do Erro 6.

08 – Você aperta demais os seus hambúrguers

11 erros ao preparar hambúrguer - 08 – Você aperta demais os seus hambúrguers

E ENTÃO: seus discos odeiam você.

“Quanto mais juntinho melhor” não funciona bem com hambúrguer. Seja gentil; deixe que a carne fique junta sem forçar a barra. Use o mínimo esforço para modelar os discos que eles ficaram juntos na hora de grelhar. Acredite: eles ficarão bem melhores!

09 – Você dá aquele apertada nos discos com a espátula enquanto eles cozinham

11 erros ao preparar hambúrguer - 09 – Você dá aquele apertada nos discos com a espátula enquanto eles cozinham

E ENTÃO: seu hambúrguer está literalmente sangrando e morrendo na frente de seus olhos

Quando você faz isso, está tirando todo aquele suco delicioso que deixa a carne saborosa e macia, aumentando a chama da churrasqueira e queimando o disco. Pare de fazer isso.

10 – Você está colocando o queijo antes da hora certa

11 erros ao preparar hambúrguer - 10 – Você está colocando o queijo antes da hora certa

E ENTÃO: eles estão muito derretidos e tudo grudando na grelha

Coloque o disco na grelha, lado temperado pra baixo e pressão no centro pra cima. Grelhe por alguns minutos. Tempere o lado onde colocou pressão, vire o disco. Aguarde dois minutos. Dê uma conferida no hambúrguer para ver como ele está – ele deve estar firme, mas com aquela cara de “carne suculenta” que você conhece. Coloque o queijo e grelhe por mais dois minutos.

11 – Você está tampando a grelha para acelerar o processo

11 erros ao preparar hambúrguer - 11 – Você está tampando a grelha para acelerar o processo

E ENTÃO: a carne tem um sabor estranho de fumaça e não estão cozinhando da maneira correta

Tenha certeza que sua grelha esteja limpa e que o braseiro esteja bem quente antes de colocar os discos, e quando estiver bem quente, coloque-os na parte mais quente da churrasqueira. Não coloque uma tampa sobre eles, pois eles não cozinharão mais depressa e, provavelmente, ficarão com um sabor meio acre de fumaça.

Fonte: Buzzfeed

Instagram

Social

Assine nossa lista

Assine a lista e não perca uma atualização no site!

Dúvidas ou sugestões? Fale conosco!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

Sua mensagem (obrigatório)