Título

Copa lombo com panceta

Copa lombo com panceta
5 (100%) 1 voto

É …  a panceta virou algo meio que indispensável na preparação dos hambúrgueres em minha cozinha … e podem dizer que entope veia, que dá “revestrés” no fígado, o que for … mas que carne deliciosa que essa tal de “barriga de porco” nos oferece …

Eu havia congelado a copa lombo para fazer o hambúrguer em outra ocasião, e aqui vai uma dica: se você for congelar a carne, não a tempere com limão! Eu temperei com o suco de um limão siciliano (a receita você pode ver aqui!) e depois que ela descongelou, foi cozida pelo suco … ficou boa, bem saborosa e molhadinha … mas foi um parto para conseguir moldar o hambúrguer e assá-lo no grill …

Os ingredientes dessa delícia de hambúrguer de copa lombo que foram dançar lá no grill são esses aí: cebola roxa, pimentões amarelo e vermelho e a carne … esses pedaços amarelos aí no hambúrguer são raspas de limão!

Os ingredientes foram esses: cebola roxa, pimentões amarelo e vermelho e o hambúrguer de copa lombo

Modo de Preparo do Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno  (ou montagem nesse caso né?)

Deixe o hambúrguer de copa lombo no grill até que fique bem grelhado e com aquela cara fantástica das estrias da chapa. O mesmo deverá acontecer com a cebola e os pimentões. Só fique esperto porque a cebola resseca meio rapidão de acordo com a temperatura do grill.

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - olha como fica bonito no grill

A hora que ele estiver mais ou menos com essa cara feia aí da imagem, você já pode iniciar a montagem do hambúrguer de copa lombo. Esse fica pronto até que rapidão!

Montagem do Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno

Corte o pão de hambúrguer na metade e passe bastante maionese nele. Na foto abaixo, um pequeno “destaque” para a maionese no pão!

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - Destaque para a mainose

Veja também que eu já tirei do grill os pimentões e cortei-os em cubos bem pequenos e deixei eles separados ali na tábua para usá-los daqui a pouco!

Com a maionese já aplicada na parte de baixo do pão, vamos acomodar a cebola roxa. Detalhe: a cebola, pelo menos essa que eu fiz no grill, não deixa “bafo” não … e não ficou tão ardida como se consumida crua!

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - A cebola roxa que ganha sabor e perde picância

Com a cebola repousando devidamente sobre a maionese,  pegamos agora o pimentão e colocamos sobre ela. Capriche no pimentão! Não regule não!

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - Capriche no pimentão!

E então, retiramos o hambúrguer de copa lombo do grill e vamos colocá-lo em cima dessa mistura de sabores maravilhosa!

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - Olha a cara feia do hambúrguer de copa lombo assado no grill

Após colocar o hambúrguer de copa lombo em cima dos pimentões e da cebola, eu quis dar um sabor “defumado” para a carne. Como não a fiz na churrasqueira, o hambúrguer não ficou com aquele sabor de fumaça típico da brasa.

Então resolvi usar o molho de Chipotle Defumado da De Cabrón e dei uma bela “regada” dessa pimenta sobre o hambúrguer de copa lombo! Além de conferir o tal sabor defumado, ficou apimentado na medida!

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - Com o molho chipotle do Chinco Cabrón!

E para finalizar a montagem antes de fechá-la com a parte superior do pão de hambúrguer, coloque umas folhas de manjericão fresco por cima da carne com o molho …

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - Folhas de manjericão para promover uma refrescância ao paladar!

E finalmente, podemos fechar o hambúrguer de copa lombo!

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - Quaaaaaaaaaaaaase pronto para o abate!

Antes de partir pros “finalmentes”, vou dar uma passada rápida pela “panceta”.

Modo de Preparo da Panceta ao forno

Eu coloquei no forno apenas com sal grosso, orégano e pimenta do reino em pó. Cobri a assadeira com papel alumínio e coloquei no forno a uma temperatura de 240º. Deixei mais ou menos 45 minutos coberto, e depois eu retirei o papel e deixei mais uns 70 minutos no forno, a 210º.

Tirei do forno e deixei descansar a tarde toda. A noite, na hora de montar o hambúrguer (na realidade, eu tinha pensado em comer a panceta no almoço mas não rolou! rs), eu coloquei a assadeira de volta ao forno por mais uns 20 minutos.

Eis o resultado da brincadeira:

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - Ahhhh ... a panceta ....

O couro da panceta ficou pururuca, e a gordura dela absorveu todo o sal grosso … até brinquei com Dona Patroa, dizendo que não parecia ter sido eu a temperar a carne, pois eu gosto mais de tempero do que de sal … mas essa ficou na medida!

Então, cortei em pedaços e servi junto com o hambúrguer de copa lombo. Como já eram mais de 21h, eu pensei que um “patrocínio” seria algo totalmente bem-vindo …

E agora, é só partir para o abraço!

Hambúrguer de copa lombo com panceta ao forno - Saboreie sem moderação!

 

Instagram

Social

Assine nossa lista

Assine a lista e não perca uma atualização no site!

Dúvidas ou sugestões? Fale conosco!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

Sua mensagem (obrigatório)