Título

Dona Patroa Burguer

Dona Patroa Burguer
4.5 (90%) 2 votos

Dona Patroa chegou delicadamente certo dia e me disse: “Você faz hambúrguer pra todo mundo, menos pra mim. Quero um especial! Pode se virar!” …

Diante de tão meiga, doce e singela INTIMADA, não pude fazer muita coisa a não ser tentar agregar num lanche coisas que minha esposa ama comer … e o desafio era “onde eu coloco a pipoca”?

Óóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóó o respeito!!!!

Então eu resolvi criar esse lanche para ela …

Modo de preparo do Dona Patroa Burguer

Primeiramente, você pode fazer a pipoca. Bem pouca, pois você vai acabar removendo os grãos de piruá (ou sei lá como se chama isso na sua terra! rs) e vai usar apenas a parte branca da pipoca. Bem picada, bem pequena … quase uma farofa dela.

pipoca

Reserve, pois vai usar apenas na hora de montar a criança!

Pegue então a carne moída e misture com o mix de ervas, os ovos, o sal, a pimenta, o cheiro verde a farinha e misture tudo. Vá colocando a farinha até que você consiga uma consistência firme (não seca ok!) para que possa modelar o seus discos e posteriormente, colocá-los na churrasqueira ou frigideira e possa prepará-los sem que eles desmanchem durante o processo.

disco

Após misturado e prensado, seu disco deverá ficar mais ou menos com essa aparência …

Tempo de cozimento

Na churrasqueira, dependendo do carvão, eu costumo deixar de 15 a 20 minutos de cada lado, ou até que a consiga pegar o hambúrguer de maneira firme, sem que ele desmanche. Logo que ele atingir esse ponto, coloque algumas fatias do queijo muçarela ou outro de sua preferência para que derreta por cima dele, agregando sabor ao disco e ao próprio queijo, já que ele também meio que se defuma com o perfume do carvão!

Cuidado apenas para não ressecar toda a carne e ter que comer um tijolo no meio do pão;

Na frigideira, frite de 7 a 10 minutos de cada lado, no azeite ou na manteiga, em fogo baixo; faça o mesmo que acima explicado! Coloque o queijo no hambúrguer para que o mesmo derreta com o calor da frigideira!

Caso você goste da carne mais mal passada, diminua o tempo; se gosta de carne seca, compre um jerked beef e não faça o lanche ok! rs

Dica: não “pressione” o disco contra a grelha/chapa/frigideira! Você apenas fará ele “vazar” todo o seu suco e vai deixá-lo seco e sem sabor!

Preparando os acompanhamentos

Pegue então o bacon já picado, e coloque-o para fritar em uma frigideira com pouco, com bem pouco óleo: o bacon por si já vai soltar uma gordura daquelas totalmente saborosas e não precisa dum óleo “paia” para interferir no sabor!

bacon_picado-scaled1000

Depois de frito, o que deve levar uns 7 minutos ou pouco mais, escorra o excesso de óleo presente na frigideira e acrescente o alho poró já picado e uma boa quantidade de cheiro verde, tampe a frigideira e deixe ele cozinhar junto com o bacon … um vai pegar o sabor do outro num quebra daqueles e seu lanche sairá o grande vencedor dessa batalha épica! rs

ervas

Assim que o alho poró, o cheiro-verde e o bacon chegarem num acordo, apague o fogo e reserve. Vamos iniciar a montagem do lanche!

Preparando o The Dona Patroa Burguer

Sem querer fazer aquele jabá, mas já fazendo, eu gosto de usar esse pão da Pullmann para servir os meus hambúrgueres. Claro, seria muito mais interessante se eu mesmo fizesse meu pães, mas aí também já é tortura demais!

493124

Ter que ficar esperando o pão ficar pronto para depois iniciar o preparo dos discos é desumano! rs

Então você abre o restante do pão que teoricamente já vem fatiado, e passe uma camada bem servida de maionese nele, e polvilhe com a pipoca que você fez inicialmente.

Pegue o hambúrguer com aquele belo queijo derretido por cima dele, coloque-o gentilmente em cima dessa cama de maionese e pipoca, e logo depois, coloque a sua mistura de bacon com alho poró e por último e não mais lógico, “tampe” com a outra metade do pão.

Catchup e mostarda, ou qualquer outro molho, fica por sua conta. Eu não costumo colocar esse tipo de acompanhamento diretamente no lanche, porque de acordo com sua escolha, pode “matar” o sabor do mesmo.

Aconselho fortemente a usar um molho de pimenta adocicada nesse lanche. Usei Tabasco Suave Japaleño e não ficou bom não … já a El Cabron Chipotle com Goiaba casou fantasticamente bem …

pimentasAcompanha

E ao final de sua aventura culinária, o seu lanche deveria ficar mais ou menos parecido com isso …

donaPatroaBurguer2

Espero que tenha gostado, que faça a criança em sua casa e depois volte aí, deixando um comentário sobre o que achou …

Até a próxima!

 

 

Instagram

Social

Assine nossa lista

Assine a lista e não perca uma atualização no site!

Dúvidas ou sugestões? Fale conosco!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

Sua mensagem (obrigatório)

  • Karina Camargo

    Bom pessoal, quem vos fala é a Dona Patroa, que ficou honrada em receber um lanche em seu nome. Como viram, a “intimada” valeu a pena né? rsrs..E o lanche também….podem provar, que vão se deliciar….e ele pode se feito com hamburguer de carne ou frango, sendo que esse último é o meu predileto…..Abraços!