Título

Hambúrguer de Grão de Bico com Espinafre

Sua opinião é muito importante!

Fala pessoas!

Nesse eu dei mancada. Eu não fotografei, eu não fiz o roteiro mental dos passos para fazê-lo, mas vi que houve uma repercussão boa no Instagram e por isso, resolvi escrever apenas o

MODO DE PREPARO DO HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO COM ESPINAFRE

Essa é uma receita de “um dia pro outro”. Pegue o grão de bico e deixe de molho de um dia para o outro. E não se assuste: ele vai formar uma espuma sobre a água, e basta você lavá-lo depois e já tá pronto para ir para a panela de pressão.

A espuma é resultante dos gases que o grão possui, e não deixá-lo de molho = vai todo esse gás para seu estômago … A-GUEN-TE depois … rs

Passado o dia, pegue o grão de bico e coloque-o na panela de pressão. Tempere com sal e pimenta e, depois de começar a apitar, conte uns 30, 35 minutos para deixar o grão de bico bem macio.

Feito esse processo, retire-o da panela de pressão e lave-o com água fria ou deixe esfriar. Vamos misturar com dois ovos, e o grão quente pode cozinhá-los e não é isso que queremos.

Pegue seus dois maços de espinafre já higienizados, e refogue com o azeite e um pouco de sal. Eu joguei um mix de pimenta meu no meio só para ver a briga. E ficou bom. Assim que as folhas murcharem legal, retire da frigideira, seque-os com um pano de prato e pique bem picado. Reserve.

Eu usei o mixer, mas se quiser usar um processador, também acho que dá certo: misture praticamente 1 xícara e meia do grão de bico, o suco de meio limão siciliano, os ovos e tempere à gosto; bata tudo até ter uma massa bem espessa e grudenta.

Pegue essa massa, coloque numa tigela grande e misture o restante do grão de bico, o espinafre e jogue um pouco de farinha de grão de bico. Eu usei farinha de trigo, e meio que pisei na bola … você vai entender porque já já!

IMPORTANTE INFORMAÇÃO

Diferentemente dos hambúrgueres que eu apresento aqui, esse você não vai conseguir modelar nem com reza brava. Eu enchi de farinha de trigo e acabou por se destacar esse sabor ao invés do grão de bico. Ficou bom, muito bom, mas se eu tivesse feito ou comprado uma farinha com o próprio grão, teria ficado mais saboroso!

CONTINUANDO COM O HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO COM ESPINAFRE

Então, com essa massa bem saborosa e grudenta, você vai esquentar o óleo na frigideira anti aderente;  use, numa tábua de corte, duas ou três colheres de sopa da mistura e tente deixar o mais redondo possível.

Depois da terceira tentativa, eu me lembrei que eu tinha um aro para fazer omeletes e acabei por usá-lo! Aí fico bem bacana o formato!

Frite até que fique “tostada” a parte de baixo dele, e assim, será “promovida” uma consistência que lhe permitirá “dar um tombo nele” … e toste também a outra parte.

Como eu sou pobre de marré-marré, eu não tenho uma frigideira que vá ao forno. Então, eu usei uma forma anti aderente, reguei com óleo e coloquei os discos nela. Levei ao forno por mais uns 15 minutos à 210º.

MONTAGEM DO HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO COM ESPINAFRE

Usei o tradicional pão de hambúrguer com gergelim, maionese para dar aquela molhada no lanche e duas fatias de tomate. Coloquei o disco por cima do tomate e na parte superior do pão, mais uma generosa camada de maionese. E o resultado foi esse aí de baixo!

Hambúrguer de Grao de Bico com Espinafre

 

Instagram

Social

Assine nossa lista

Assine a lista e não perca uma atualização no site!

Dúvidas ou sugestões? Fale conosco!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

Sua mensagem (obrigatório)